quarta-feira, 29 de abril de 2009

Princípios De Design Da Informação Para A Web 2.0: Seja Simples E Social

Trabalhar em design na web hoje em dia requer princípios sadios de alavancamento de boas técnicas de informações testadas ao mesmo tempo em que se aumenta o nível de interação e componentes "sociais" a oferecer aos leitores.

be-simple-be-social-engage-them.gif
Capa do livro "Don't Make Me Think", remixado por Robin Good - Crédito da foto: Steve Krug - Amazon

A onda da Web 2.0 tem, aparentemente, trazido relevante inovação no design, na forma de bordas arrendodadas, cores pastéis, botões em 3D brilhantes com relevo , imagens em espelho e legendas grandes e muitas outras funcionalidades que os designers começaram a adotar e tomaram para si, dentro desse novo jeito mais simples, mais impactante visualmente e fortemente legível que é o estilo de comunicação 2.0.

Mas as diferenças entre esses enfeites 2.0 e a verdadeira inovação no design é a habilidade que os arquitetos da informação e os web designers têm de orquestrar com muito talento as múltiplas formas de interação e fidelização que os novos serviços e tecnologias 2.0 vieram oferecer: navegação multi-dimensional, favoritação social, busca de comunidades, sugestões e comentários de leitores, contribuições e conteúdos gerados pelo usuário, componentes de vídeo e chats, notícias populares, e muito mais.

É nessa direção que os designers da informação devem mirar no futuro: partir da simples organização visual básica de elementos para entrar no domínio da simplicidade de técnicas sociais onde a leitura, a contribuição e a troca dos elementos de informação sejam coreografados de forma a torná-los sinergéticos e participativos.


fonte: masternewmedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário